Sábado, 20 de Abril de 2024
   
Texto

Lesão do manguito rotador do ombro – devo operar ?

Pergunta: Quando é que uma ruptura do manguito rotador requer cirurgia?

Resposta: Nem todas as lesões do manguito rotador precisam de tratamento cirúrgico. Para determinarnos se uma ruptura do manguito rotador exigirá cirurgia , devemos levar em consideração vários fatores, listados a seguir:

• Resposta a outros tratamentos
A maioria das lesões do manguito rotador pode ser tratada inicialmente com tratamentos não-cirúrgicos, incluindo medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia e, possivelmente, uma injeção de cortisona. Se essas opções não tiverem sucesso após alguns meses de tratamento, então a cirurgia deverá ser considerada.

• Intensidade dos sintomas
Pacientes com sintomas mínimos podem esperar o tratamento cirúrgico em um esforço para alcançar o sucesso com as opções de tratamento não-cirúrgico. Por outro lado, os pacientes que têm dor mais constante, dificuldade com atividades simples (vestir-se, levantar objetos domésticos), ou dor durante a noite interferindo com o sono podem ser mais propensos a tratamento cirúrgico.

• Atividades do paciente e expectativas
Alguns pacientes podem não precisar de cirurgia do manguito rotador se seus sintomas não atrapalham suas atividades habituais. Por exemplo, um paciente que tem uma ruptura do manguito rotador do ombro não dominante e vive um estilo de vida mais sedentário, pode não precisar de cirurgia. Por outro lado, os pacientes atléticos que ferem seu ombro podem precisar de cirurgia para regressar ao seu esporte preferido.

• Tipo de lesão
Lesões menores podem ser monitorados para ver se tratamentos não-cirúrgicos podem ajudar a aliviar os sintomas. Lesões maiores podem se beneficiar de uma intervenção mais precoce. Lesões grandes podem retrair (levando a um tendão permanentemente encurtado), e o músculo pode se enfraquecer e se atrofiar irreversivelmente. Em pacientes com estas lesões , a cirurgia mais cedo pode ajudar a aumentar a probabilidade de recuperação bem sucedida.

• Resumindo:
Você vai ter que discutir com seu médico os riscos e benefícios potenciais da realização de uma cirurgia . Cada paciente deve ser tratado individualmente. Como as lesões do manguito rotador são muito diferentes entre si , os diferentes fatores acima devem ser considerados em cada caso.

Dr. Eduardo Neri

Curta nosso Face!