Sábado, 20 de Abril de 2024
   
Texto

Reconstrução do LCA ( ligamento cruzado anterior ) do joelho com dupla banda

O ligamento cruzado anterior , ou LCA , é um dos quatro grandes ligamentos do joelho que dão estabilidade à articulação. Quando um paciente tem ruptura deste ligamento, uma sensação de instabilidade ou falseio pode se desenvolver no joelho machucado.A fim de restaurar a estabilidade do joelho, o médico poderá recomendar uma reconstrução do LCA , para inserir um novo ligamento no lugar do LCA danificado. Uma nova técnica, chamada de duplo feixe ou de dupla banda de reconstrução do LCA, tem sido desenvolvida para melhor reproduzir a função do LCA normal.
O ligamento cruzado anterior é formado por um tecido resistente dentro da articulação do joelho, prendendo-se do fêmur até a tíbia .O ligamento em si é feito de milhares de fibras individuais, que juntos formam o LCA. Algumas dessas fibras são organizadas em pacotes distintos e o LCA normal tem dois feixes de fibras primárias.Estes dois feixes estão posicionados bem próximos e em alguns pacientes pode ser difícil de discernir dois feixes distintos. Mas sabemos que há dois feixes primários, um anteromedial e um posterolateral.

LCA normal com dois feixes de fibras

A maioria das cirurgias de reconstrução do LCA é feita usando-se um único feixe de reconstrução .Assim, usamos um túnel no fêmur e um túnel na tíbia e inserimos o enxerto nestes túneis, fazendo uma corda única ligando o fêmur ‘a tíbia.

Como é feita uma reconstrução de LCA com dupla banda?
Em vez de colocar apenas um enxerto maior, a dupla banda usa dois enxertos menores. Portanto, existem basicamente duas reconstruções ligamentares, uma para cada feixe.

Será que a dupla banda funciona melhor? Estudos têm demonstrado algumas vantagens do duplo feixe de reconstrução do LCA.Esses estudos mostram uma função mais ‘normal’ do ligamento reconstruído após este duplo feixe . O que não se sabe é se isso significa que o paciente terá mais sucesso com as reconstruções de duplo feixe ACL.

Há desvantagens para o duplo feixe de reconstrução do LCA?
Este é um procedimento novo, e como é o caso de qualquer novo procedimento, os resultados a longo prazo não são bem compreendidos. É possível que este procedimento seja uma melhoria no padrão de reconstrução para LCA. Mas também é possível que esses pacientes possam ter a mesma evolução ou uma evolução até pior que a reconstrução tradicional . Ninguém ainda realmente sabe . O feixe duplo é tecnicamente mais difícil e há poucos cirurgiões com experiência nesta técnica cirúrgica.Além disso , os custos envonvidos nesta cirurgia são maiores e as chances de complicações também.

Devo pedir para ter um feixe duplo do LCA? Não está claro que o duplo feixe de reconstrução do LCA é um procedimento melhor, mas alguns pacientes estão dispostos a tentar um novo procedimento em um esforço para, possivelmente, melhorar o seu resultado a longo prazo. Reconstruções padrão de um único feixe tem excelentes resultados, com cerca de 90% dos pacientes capazes de retornar às atividades em seu nível pré-lesão. No entanto, os resultados não são 100%, e alguns pacientes têm instabilidade persistente após reconstruções do LCA, e podem desenvolver problemas mais tarde na vida .O duplo feixe de reconstrução do LCA é um esforço para melhorar os resultados de um procedimento já excelente. Se você estiver interessado, fale com seu médico sobre este procedimento.

Dr. Eduardo Neri

Curta nosso Face!