Quinta, 25 de Abril de 2024
   
Texto

Como aumentar os músculos e diminuir a gordura do seu corpo

Nosso corpo é formado por massa magra, que são os músculos, ossos e vísceras, e a massa gorda, que é a gordura. Uma é responsável pelos movimentos, e a outra é a nossa reserva de energia. As duas são importantes, desde que na medida certa. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manutenção da vida, movimentar os músculos, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida.

Há uma série de cálculos que define qual a quantidade ideal de cada grupo de pessoas o mais comum é por variação de “dobras cutâneas”. Pega basicamente a gordura corporal da pessoa.  Nas mulheres, a massa gorda varia de 23% a 32%, e nos homens, de 14% a 25%.

“Esteticamente, fica mais bonito quando a pessoa, além de ganhar massa magra, consiga perder também a massa gorda que está recobrindo essa musculatura”.

Uma das formas de ganhar massa magra é praticar exercícios físicos. Se os treinos forem diários, é importante alternar a parte do corpo trabalhada, porque os músculos precisam de 48 horas para se recuperar.

Para conseguir um bom resultado, você precisa aliar musculação a uma “Alimentação Balanceada” e bem específica. Para aumentar o volume da musculatura, o organismo precisa de mais energia. Por isso, a dieta para ganhar massa magra é normalmente hipercalórica. A primeira dica é se disciplinar e não ficar muito tempo sem comer. De preferência, a cada três horas.

As calorias são uma medida de energia do alimento. Portanto, uma estimativa de calorias deve ser baseada em nossas necessidades energéticas. Para tanto, deve-se levar em conta a média dos níveis individuais de energia. O número de horas gastas nas várias atividades, todos os dias, tomados por um período de um mês é uma importante fonte de informação para o preparo de uma dieta balanceada.

Dra. Janete Neves

Curta nosso Face!