Sexta, 19 de Abril de 2024
   
Texto

Proteína adequada para o desempenho com o treino

Proteínas

A Proteína muscular esquelética é resultado do equilíbrio entre a degradação de Proteína muscular (DPM) e Síntese de Proteína muscular (SPM). Por Exemplo, em um estado de jejum a taxa de DPM é maior que a SPM, enquanto a em resposta a ingestão de proteína, uma taxa de e invertida SPM> DPM. A ingestão de proteína serve como  substrato para SPM, e seu acréscimo resulta na hipertrofia, reparação e manutenção da massa muscular.

O Consenso Geral aponta que um individuo ADULTO com 70 kg de peso corporal precisa de aproximadamente 56 g de Proteína / dia. Contudo, com Exercício Físico essa recomendação AUMENTA de 84-140 g de Proteína / dia dependendo do Programa de Exercício Físico. Um Programa de Treinamento de Força seguido de uma dieta rica de Proteína é capaz de estimular ao máximo a SPM. É digno de nota que a ingestão de proteína logo apos o exercício físico é uma ótima estratégia, dado que até  4 h apos o exercício o Organismo está mais sensível a SPM, Fato conhecido como "Janela da Oportunidade".

A ingestão de carboidrato apos o Exercício Físico é Capaz de reduzir a DPM por estimular a Sinalização de insulina, porem, vale ressaltar que somente a ingestão de Proteína tem uma função de Aumentar a SPM.

Como Proteínas tem diversas pontuações quanto a sua digestibilidade proteica, Quanto Maior a taxa de digestão, maior é a qualidade. A Proteína do Soro do Leite ( whey protein ) Tem a melhor pontuação e e conhecida por promover hipertrofia muscular maior devido aos seus componentes. A proteína de soro de leite de é capaz de estimular maiores taxas de SPM comparado com a caseína e Proteína de soja em repouso e após o exercício físico. O mecanismo para essa vantagem anabólica pode ser dado à quantidade de aminoacidos de Cadeia ramificada (BCAA) Presente na whey , EM especial a leucina. A leucina ocupa um posição de destaque, pois ela por si só consegue estimular a SPM.

Vale ressaltar que um correto Equilíbrio positivo Entre SPM / DPM, E imprescindível a consulta com nutricionista.

 

Dr. Carlos Eduardo Martins

Nutricionista Esportivo

Curta nosso Face!