Quarta, 24 de Abril de 2024
   
Texto

Como lidar com a Depressão

TIPOS DE DEPRESSÃO

Moderadamente severa. O efeito no dia a dia não é tão agudo. A depressão desse tipo pode causar dificuldades de concentração no trabalho e afetar a motivação em fazer atividades que normalmente seriam prazerosas.

Grave. Afeta o dia a dia do indivíduo. Coisas básicas como comer, tomar banho e dormir se tornam difíceis. A internação em um hospital pode ser necessária.

Desordem bipolar. As pessoas que sofrem dessa condição apresentam variações extremas de humor. Elas podem se sentir eufóricas e indestrutíveis e, em seguida, serem acometidas por desespero, letargia e pensamentos suicidas.

Depressão pós-natal. Afeta algumas mães após o parto. Ansiedade, fadiga, falta de confiança e sentimento de incapacidade de cuidar do bebê são alguns dos sintomas apresentados por quem sofre desse tipo de depressão.

Fonte: Mental Health Foundation

Persona meditandoImage copyrightPRESS EYEImage captionQuem cuida de um indivíduo com depressão deve encontrar tempo para cuidar de si mesmo.

DICAS PARA LIDAR COM A DEPRESSÃO

1.- Mantenha-se saudável. A alimentação deve ser adequada e as refeições devem ocorrer em horários regulares. Também é importante descansar o suficiente e fazer algum tipo de atividade física.

2.- Compartilhe os seus sentimentos com alguém de confiança. É fundamental receber o apoio de algum amigo ou parente, especialmente se está atravessando um momento difícil. Se não for possível um encontro em pessoa, um email, uma mensagem de texto, uma videoconferência ou uma ligação telefônica podem ser igualmente úteis.

3.- Praticar alguma técnica de relaxamento. Além de relaxar, esse exercício faz com que a pessoa passe algum tempo dedicada a si mesma. Entre as alternativas estão yoga, meditação ou MBSR (técnicas de mindfulness para reduzir o estresse). Apenas alguns poucos minutos já serão de grande ajuda.

4.- Organize-se. É útil manter um cronograma com as atividades a serem executadas, com doses e horários de medicamentos a serem ministrados à pessoa com depressão. É preciso também manter disponíveis os contatos para emergências e um plano para a ocorrência de algum imprevisto.

Fonte: Mind, ONG britânica dedicada à saúde mental.

Curta nosso Face!