Terça, 16 de Abril de 2024
   
Texto

Você sabe o que é a Tríade da Mulher Atleta/RED-S?

Você sabe o que é a Tríade da Mulher Atleta/RED-S?

Publicado em 01/09/2017, 15:33

Alterações alimentares são o primeiro estágio da Tríade da Mulher Atleta

Alterações alimentares são o primeiro estágio da Tríade da Mulher Atleta

A ideia de “disponibilidade energética” é algo muito importante para a saúde e para o rendimento esportivo de uma esportista/atleta mulher. Esse é o nome que damos para a quantidade de energia que você consome, menos (-) a que você gasta.

O que a gente “consome” vem da alimentação e o que a gente “gasta” está relacionado a, basicamente, três coisas:

- a manutenção de nossas funções básicas (metabolismo basal) - comer, dormir, respirar, suar...
- o que o corpo necessita para nossa produção hormonal adequada
- o que usamos para treinar e competir

Poucos sabem, mas há um consenso muito bem estabelecido pelo American College of Sports Medicine, estipulando que uma mulher precisa consumir entre 30-45kcal por cada kg que tenha de massa magra para exercer bem todas essas funções. Ou seja, de maneira individualizada, baseado na sua composição corporal e gasto energético em treinos diários, uma nutricionista calcula sua dieta e seu peso ideal.

A menstruação regular está totalmente associada a sua disponibilidade energética. Se não houver essa quantidade de energia (calculada pra você e seu gasto
pessoal), a primeira coisa que seu corpo vai fazer é poupar a energia que ele destina para a menstruação: seu ciclo fica mais longo, sangra menos, até parar mesmo de vir.
Se a ingesta se mantiver insuficiente, os problemas não vão parar por aí, pois se inicia uma progressão de alterações que tendem a seguir a seguinte ordem:
alteração menstrual, queda de rendimento, perda de vitalidade e risco de vida.

Isso porque, diante de um balanço energético negativo (quando você consome menos do que gasta), seu corpo tem que abrir mão de algumas funções, como menstruar, inicialmente. (Lembrando que isso pode estar mascarado no caso de uso de contraceptivos hormonais). Em seguida, a queda de rendimento e perda de performance: sinais de “overtraining” e perda de rendimento.

DIVULGAÇÃO
Com balanço energético negativo, o corpo tem que abrir mão de algumas funções?
Com balanço energético negativo, o corpo tem que abrir mão de algumas funções?

Mas ainda mais perigoso é pensar que o quadro pode evoluir... se o balanço energético não for restabelecido (e isso pode vir da associação de dieta e readequação de volume de treino), a progressão é o acometimento do seu “metabolismo basal”, ou seja, sua vida! Isso ocorre pois pode-se instalar um distúrbio alimentar verdadeiro – como anorexia ou bulimia.

As alterações alimentares são o primeiro estágio da Tríade da Mulher Atleta. Essa falta de energia desencadeia as alterações hormonais relacionadas à menstruação e também às alterações ósseas. A Tríade está descrita desde 1992 e está relacionada à mulher esportista, de qualquer idade ou nível competitivo. Em um conceito mais atual, o RED-S (Relative Energy Deficiency in Sports) acredita que a deficiência energética pode acometer um número ainda maior de sistemas e prejudicar gravemente a saúde da mulher atleta.

Por isso, fiquem atentas. A busca de um peso qualquer, um “número”, pode ser algo perigoso. Existem ferramentas adequadas para serem usadas. Essa
calculadora é a principal delas e pode ser manuseada por um profissional bem capacitado. Acredito que toda atleta tenha que ter o acompanhamento de uma
nutricionista que entenda da prática esportiva e, principalmente, que entenda que a alimentação é a base do seu rendimento esportivo com saúde e longevidade.

Tathiana Parmigiano

Fonte: http://espn.uol.com.br/post/723701_voce-sabe-o-que-e-a-triade-da-mulher-atleta-red-s

Curta nosso Face!