Quinta, 25 de Abril de 2024
   
Texto

Pole Dance Fitness x Alimentação

É uma forma de dança ou ginástica em uma barra vertical a qual a o esportista mostra suas habilidades acrobáticas em forma de ritmo e movimentos conforme a musica escolhida. O Pole Dance assume hoje uma vertente do Pole Dance Fitness que trabalha determinados grupos musculares, e estimula a forma física e a pratica de algum esporte como diversão.

 

O Campeonato requer combinação da dança e ginástica com apresentação de 3 minutos para esportistas amadoras e 4 minutos para as profissionais (feminino), 3 minutos categoria única (masculino). As apresentações podem ser descalço, de tênis ou sapatilha e com roupas leves  (shorts, sungão, macaquinho, top camiseta, regata) e é proibido acessórios. Movimentos ou ações corporais indecentes são proibidos e não serão tolerados.

 Esse esporte requer muita força, resistência, habilidade e criatividade do esportista para montar as coreografias.  A resistência cardiorespiratória e uma boa composição corporal são atributos considerados indispensáveis para o Pole Dance Fitness, o limiar anaeróbio é um parâmetro importante para o calculo de cada estilo de dança de cada esportista para ai sim pode prescrever uma dieta adequadamente. Porém se tiver resistência e faltar à força física as apresentações ficam prejudicadas, contudo é importante o treinamento resistido para se tornar um bom praticante de pole dance fitness.

 Para quem quer perder gordura corporal esse é o esporte certo, pois com o treinamento resistido alem de aumentar o vigor físico diminui significativamente o percentual de gordura corporal, sendo assim uma ótima opção, pois, há um aumento da massa muscular e um dispêndio energético alto em um curto período de tempo.

 Sua maior característica é ser composto por exercícios acíclicos, podendo variar, em média, de 30 segundos a 5 minutos com intervalo entre as séries ou rounds isso irá depender do objetivo do treino. E a freqüência semanal depende do nível de aptidão física do praticante.

 Como uma das principais vias energéticas é o ATP – CP o esportista deve sempre praticar o esporte depois de ter comido uma quantidade suficiente de carboidrato pelo menos 4hs antes de treinar ex: (batata, macarrão, pão, frutas, suco de frutas, biscoitos, arroz, cereal matinal), durante o dia ter uma ingestão o suficiente de vitamina C e cálcio para que os exercícios fiquem mais leves e não sinta o corpo tão pesado. Após o termino do treino a necessidade protéica é aumentada então a refeição deve conter uma quantidade maior que nos dias sem o treino de proteínas (carne branca, ovos, queijo branco, leite, iogurtes desnatados ou soja)

 Para quem quer uma força extra com os suplementos os mais indicados para os praticantes de pole dance fitness é a glutamina, creatina, complexos vitamínicos (que tenham vitamina C , cálcio e magnésio) Suplementos protéicos e ricos em carboidratos r4 endurox, Whey protein Hidrolisado, ou albumina e caboidratos (maltodextrina, dextrose, frutose, glucose, ribose) também pode dar uma força, mas sempre lembre de consultar quais suas reais necessidades pois isso depende muito de esportista para esportista e a fase que esta nos treinos.

 Dra. Janete Neves

 

Fonte:

 

http://www.studiograzzybrugner.com.br/regulamento_II_CAMPEONATO_BRASIL_DE_POLE_DANCE_FITNESS.pdf

 

Atleta Rafaela Montanaro

Curta nosso Face!