Sexta, 19 de Abril de 2024

Intestino Preso – Constipação

A constipação é um distúrbio definido como a incapacidade de evacuar o intestino de forma completa e espontânea, três ou ais vezes por semana. É uma entidade clínica que prevalece no sexo feminino. Os sintomas associados a esta patologia são com freqüência intermitentes e de difícil tratamento.

Principais causas

A constipação é em geral um distúrbio de origem multifatorial, que pode se apresentar como conseqüência de doenças neurológicas, sistêmicas ou de origem medicamentosa. As lesões de medula espinal, as hemorróidas, os distúrbios endócrinos que envolvem a tireóide e o pâncreas e o tratamento prolongado com opióides – especialmente empregado como terapêutica paliativa das neoplasias – constituem as causas mais importantes de constipação crônica.

Motilidade intestinal e tipos de constipação

A constipação pode ser classificada em três categorias:

• Constipação com trânsito normal
  • Constipação com trânsito alterado
  • Distúrbios na evacuação

Trânsito Normal

É a que se apresenta com maior freqüência

Sintomas:

Borborigmo

Dor abdominal

Distensão abdominal

Trânsito Alterado

Em geral é lento, ocorre com mais freqüência em adultos jovens do sexo feminino. Nestes casos a evacuação intestinal costuma ser de uma vez por semana e a distensão abdominal mostra evidente

Sintomas:

Distensão abdominal

Distúrbios na Evacuação

Estão vinculados geralmente com alterações no assoalho pélvico ou com a disfunção do esfíncter anal. Neste último caso, existe uma falha na evacuação do reto com incapacidade na coordenação dos músculos abdominais e do assoalho pélvico durante o processo.

Tratamento e prevenção da constipação

Com assiduidade, a constipação pode ser tratada com mudanças no estilo de vida, destinadas a melhorar a composição do conteúdo intestinal e de regularizar a freqüência evaculatória. Estas medidas compreendem a ingestão adequada de fibras e líquido, como também hábitos que promovam um bom estado físico e emocional.

Dicas

• Manter hábitos intestinais adequados (sempre em horários parecidos)
  • Aumentar o consumo de fibras na dieta ou suplementar caso não consiga aumentar
  • Hipnose, Ioga ou massagens abdominais