Sábado, 27 de Abril de 2024

Terapia Manual

A terapia manual se tornou um importante componente na intervenção de doenças ortopédicas e neurológicas sendo hoje considerada uma área de especialização da fisioterapia.A terapia manual é um conjunto de técnicas que visam os beneficios ao paciente, abrange muitas técnicas com toques sutis, palpação, localização de pontos dolorosos,tensão muscular,mobilização articular e manipulação. Atualmente a terapia manual é utilizada no tratamento de varias doenças neuro-musculoesqueléticas, incluindo ,disfunção da extremidade articular, disfunção de (ATM) Articulação temporomandibular, disfunção vertebral, compressões nervosas, dores de cabeça entre outras. Sabe-se que hoje em dia dores relacionadas ao mal posicionamento corporal e vicios posturais tais como: permanecer por muito tempo em pé ou sentado em posições desconfortáveis, uso de aparelho celular, lendo, estudando em frente ao computador ou trabalhando sentado sem nenhum recurso ergonômico, dirigir por muito tempo, pegar pesos de forma incorreta, entre outras, podem prejudicar o indivíduo trazendo alterações biomecânicas. Sabemos que a falta de informações ao público acaba muita das vezes fazendo com que as pessoas não saibam que existe tratamentos especificos para tais problemas, forçando o indivíduo a procurar formas de tratamento rápidas e ineficazes.

O uso de medicamentos nessas situações acabam que interferindo no tratamento adequado, hoje estudos comprovam a eficácia da terapia manual sem a utilização de recursos medicamentosos que mascaram os sintomas e não tratam efetivamente a causa do problema em si. Não estou dizendo que as pessoas precisam parar de tomar medicamentos, e sim alertando que o uso prolongado sem tratar a causa do problema, que por vezes está associada à alterações mecânicas, podendo assim trazer possíveis complicações tardias ao indivíduo colocando-o em risco.

A Fisioterapia com as ferramentas da terapia manual tem como objetivo tratar a causa efetiva do problema, por tanto muitos conceitos e técnicas dessa especialidade podem tratar de forma segura e eficaz. Varias abordagens ou técnicas de terapia manual evoluíram com o passar dos anos, e são comumente aplicadas, a técnicas de Cyriax, de Mennell e as osteopáticas foram criadas por médicos, enquanto as abordagens de Maitland, de Kaltenborn e de Mckenzie foram desenvolvidas por fisioterapeutas. Entre essas filosofias básicas, surgiram uma grande quantidade de subconjuntos como a liberação miofascial, a técnica de liberação posicional, técnica de mobilização neurodinâmica, mobilização e manipulação articular, exercícios de resistência manual, facilitação neuromuscular proprioceptiva.

Dr. Caio Caires Fernandez