Domingo, 28 de Abril de 2024
   
Texto

Dor

 

Dor
Conceito de dor:

"Uma experiência física e emocional desagradável que é associada a lesões reais ou potenciais ou descritas em termos de tais lesões.
A dor é sempre subjetiva!"
Devido ao seu caráter essencialmente desagradável a dor tem a função adaptativa de alarme, que obriga o indivíduo a evitar e reconhecer objetos e situações que possam causá-la, previnindo seu agravamento. A dor é uma manifestação para que o ser humano se de conta que algo está acontecendo.
A dor sinaliza o cérebro a partir de substâncias liberadas pela lesão no tecido. A sensação dolorosa é desencadeada quimicamente e transmitida sob a forma de impulsos elétricos, que trafegam ao longo dos nervos até a medula espinhal. A lesão de um tecido irá provocar uma inflamação, que por sua vez irá liberar quimicamente células no local para que haja, a eliminação de agente infeccioso,ocorra a modulação da lesão e após a reparação do local. O uso de medicamentos antinflamatórios agem no sistema como uma forma de combate a inflamação, mas não é bem assim, o medicamento antinflamatório por sua vez, age no local impedindo a liberação de mediadores químicos que combatem o precesso de inflamação no seu processo natural de modulação e reparação, alterando assim o ciclo natural do corpo. O uso crônico de tais medicamentos pode trazer sérios danos ao indivíduo.
Tipos de dor.
Aguda:
Considera-se dor aguda aquela que, por seguir-se a lesões teciduais, tem função de alarme.Costuma ser acompanhada de alterações neurovegetativas e pode ser influenciada por fatores psicológicos, embora estes raramente tenham um papel primário na sua ocorrência. Como sua fisiopatologia, diagnóstico e controle são melhor conhecidos, costuma desaparecer após o tratamento correto do processo patológico.
Crônica:
Considera-se dor crônica aquela que persiste além do tempo razoável para a cura de uma lesão ou que está associada a processos patológicos crônicos, que causam dor contínua ou recorrente em intervalos de meses ou anos. Na sua forma crônica, a dor deixa de ter a função biológica de alerta e frequentemente dá origem a alterações fiiológicas tais: disturbios do sono, apetite,etc. As emocionais: depressão,ansiedade,etc. E as sociais: conflitos familiares, problemas ocupacionais, econômicos e legais.
Seu diagnóstico e tratamento são mais difíceis, quando comparado aos da dor aguda, e ela representa um dos mais onerosos problemas de saúde da sociedade.
Dor somática:
Uma dor somática tem origem nos ligamentos, ossos, tendões, vasos sanguineos e nervos. A dor somática pode ser ainda dividida em: muscular,articular e neural.
Dor Visceral:
A dor visceral se origina dentro dos orgãos e cavidades internas do corpo. Produz uma sensação dolorida e de maior duração do que a dor somática, muito difícil de localizar, sendo muitas das vezes associada a partes do corpo totalmente diferentes do local da lesão. Ex: o infarto pode apresentar dor irradiada no braço, um problema no fígado pode apresentar dor no ombro e por aí vai.
A dor somática é comumente a mais encontrada na prática clínica, por ter origem em músculos,nas articulações e nervos, essas dores são tratadas dentro da Fisioterapia com técnicas de avaliação segura, que tem por objetivo encontrar a causa do problema. Na dor muscular podemos encontarar pontos dolorosos denominados (Pontos Gatilhos), são pontos que podem variar em tamanho, desde uma pequena protuberância como uma ervilha, até um grande inchaço, podendo ser sentidos na superfície do corpo entremeados das fibras musculares. Se forem sensíveis a palpação podem ser considerados pontos gatilhos. Esses pontos podem serem tão sensiveis à palpação que, quando pressionados o paciente se retrai por causa da dor, relatando como a dor como se fosse de uma "Agulhada". Os pontos gatilhos podem ser tratados com técnicas de pressão no local ou agulhas (Dry Needling) técnicas essas dominadas por Fisioterapeutas.
Dor Neuropática:
A dor neuropática é um tipo de sensação que ocorre em uma ou mais partes do corpo e está associada a doenças que afetam o Sistema Nervoso Central, os nervos periféricos a medula espinhal e o cérebro. As dores podem ser confundidas quando não há uma criteriosa avaliação pelo profissional capacitado a detectar o problema. A dor neuropática tem como caraterística principal a queimação, irradiação, se a raiz do nervo estiver sendo pressionado pode haver perda de força e parestesia (popularmente conhecido como formigamento).Caracterizada por dor constante a dor neuropática quando tratada com medicamentos, nescessita de um farmáco específico para tal problema. Novamente só será tratado de forma correta com um profissional capacitado em detectar a causa real. O fisioterapeuta tem como ferramenta, a técnica de Mobilização Neural, que trata a causa do problema sem medicamentos e com exercícios específicos. Os resultados normalmente costumam aparecer logo na primeira sessão, mas muitas vezes há a nescessidade de mais sessões. O tratamento do problema quando causado por uma compressão periférica ou sensibilização, apresenta um bom prognóstico,quando não há um fator biomecânico associado.
Dor nociceptiva:
A dor causada por uma (excessiva) estimulação dos
nociceptores localizados na pele, vísceras e outros órgãos designa-se dor nociceptiva.
Os nociceptores são os neurónios do sistema nervoso periférico responsáveis pela detecção e transmissão dos estímulos dolorosos.
Dor psicológica:
É a dor de origem emocional, e é rara, podendo no entanto ser muito incapacitante e de difícil tratamento. O paciente sente dor a partir de pequenos estímulos, que são como que amplificados pelo seu estado emocional de medo, ansiedade, etc...
A dor articular pode ter duas classificações:
Desordem com predominância de dor: A avaliação de uma desordem irritável é muito subjetiva e muito desafiadora. Estes pacientes se apresentam com uma dor constante que é facilmente provocada e pode levar um bom tempo para se acalmar. Uma dor muito intensa é facilmente irritável deve ser tratada muito gentilmente, portanto o tratamento do Fisioterapeuta manual é sempre respeitar a dor.
Desordem com predominância de rigidez: Os pacientes e apresentam com desconforto ocasional associado a certas posturas e atividades.A avaliação destes irá requerer uma (ADM) amplitude de movimento com uma pressão adicional, com o objetivo de achar o movimento mais restrito.
Para essas desordens a mobilização articular é muito indicada, a técnica do Conceito Maitland entra como principal taratamento nesses casos. Lembrando que uma avaliação correta é que irá definir qual técnica a ser aplicada.

Dr. Caio Caires Fernandez

Curta nosso Face!